
Você sabia que todo psi segue uma abordagem teórica? Sim, a psicologia, como uma ciência que estuda os fenômenos da psiquê, se organiza a partir de alguma metodologia científica que embase a prática e na Psicologia chamamos isso de abordagem teórica.
Existem inúmeras abordagens teóricas e algumas você já pode ter escuta falar: Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), análise do comportamento, terapias com orientações psicanalíticas como freudianas e winnicottiana (que não é análise), humanista, fenomenológica entre tantas outras. A abordagem na qual escolhi para fundamentar o meu trabalho é a Psicologia histórico-cultural, também conhecida como a Psicologia Soviética.
Para a Psicologia histórico-cultural, somos seres que nos humanizamos na relação com outros humanos e com a cultura construída pela humanidade. O sofrimento individual que muitas pessoas estão vivenciando quando procuram por psicoterapia é construído social e interpessoalmente, entender como nos tornamos nós mesmo, está também para fora de nós. Para tanto, consideramos que como produzimos e reproduzimos a vida na sociedade capitalista é por si só desigual, opressora, repressora e produtora de adoecimentos psíquicos, desta forma, pensamos de forma crítica a realidade e o viver nesta sociedade, acolhendo a diversidade que a sociabilidade humana produz com muita riqueza cultural.
Se você busca um processo terapêutico com crítica social e política, já encontrou :)